Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de julho de 2011

JESUS PERSONAGEM REAL OU PERSONAGEM LITERAL


JESUS PERSONAGEM REAL OU PERSONAGEM LITERAL

Os críticos salientam que tudo, que sabemos sobre Jesus se encontra na bíblia, a saber principalmente nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.
Segundo H.G.Wells, os antigos historiadores ignoram Jesus, mas embora sejam escassas as referências a Jesus Cristo, da parte dos historiadores seculares tais referências existem. Cornélio Tácito, respeitado historiador romano do primeiro seculo, escreveu que o nome cristão deriva-se de Cristo a quem o procurador Pôncio Pilatos executou no reinado de Tibério, e também Suetônio, e Plínio, escritores romanos se referiram a Jesus. Além disso Flávio Josefo historiador judeu também do primeiro seculo escreveu sobre Tiago, o identificando como irmão de Jesus.
Os evangelhos foram escritos antes do primeiro seculo com o objetivo de descrever a história de um homem incomum que marcou significantemente a história da humanidade, visto que as principais civilizações do mundo tem como ponto de partida o nascimento de Jesus Cristo através das iniciais a.C., isto é , antes de Cristo e a. D ,isto é ano domini (ano do Senhor).
Entretanto pergunta-se Jesus realmente existiu ou foi fruto da imaginação humana, cerca de 5mil manuscritos do novo testamento que o torna o mais bem documentado dos escritos antigos, também existem aproximadamente 75 fragmentos datados de 135 d.C. até o século 18.
Sendo que todos esses dados, junto com o trabalho feito pelo estudiosos da paleografia, arqueologia e crítica textual asseguram a fidelidade do texto do novo testamento, os quais contém as 4 biografia de Jesus, ou seja os 4 evangelhos que não são biografia no sentido clássico. Mas são insuficientes para resolver a dúvida se Jesus, foi um personagem real,ou literal, tal duvida que ocorreu a partir do século 16 , por Albert Schweitzer em sua obra clássica, The Quest Of The Histórical, Jesus. A inquirição pelo Jesus histórico, mais foi o teólogo alemão David Strauss (1808-1874), em seu livro vida de Jesus, que salientou que a história de Jesus é mito lógica, Strauss só reforçou as duvidas que existiam quanto a historicidade de Jesus, dando suporte para os críticos de sua época.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

As 5 diretrizes da Reforma Protestante

Reforma Protestante

A Reforma Protestante foi um movimento que ocorreu na Alemanha em 1517, através de um frade agostiniano por nome de Martinho Lutero, o qual  protestou contra os abusos cometidos pela Igreja Católica.
A igreja Católica estava arrecadando fundos para a construção da basílica de São Pedro, e por isso enviou a João Tetzel para a Alemanha, a fim de vender indulgencias para o povo. Segundo Tetzel todos os que comprassem as indulgencias teriam seus pecados        
perdoados, e os familiares que quisessem salvar seus parentes mortos, era só comprar as  indulgencias para eles serem transportados do inferno para o céu, assim que o dinheiro caísse nos cofres da igreja.
Martinho Lutero se opôs a mensagem pregada por Tetzal, e na festa de Todos os Santos, afixou 95 teses que condenavam a venda de indulgencias e conclamava o povo a se basear na autoridade das escrituras.
Dessas 95 Teses, 5 são consideradas como as diretrizes da Reforma;

Solus Christus (somente Cristo); Se Jesus Cristo, for o único e suficiente Salvador, Senhor, Mediador, Intercessor, Advogado, Consolador, Protetor, Provedor, Supridor de Todas as necessidades Espirituais e Materiais, Alvo exclusivo de toda adoração Humana, excluindo todo outro meio, pessoa, ser entidade, autoridade, fórmula de se chegar a Deus, sendo só Cristo o meio de se chegar a Deus.
Sola gratia (somente a graça); Se a salvação for única e exclusivamente pela graça que no original é favor imerecido, então se a salvação for pelo favor imerecido de Deus jamais alcançada por obra ou boa ação humana alguma, sendo por meio da fé nos méritos da morte redentora de Cristo.
Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Em toda ação e louvor, sendo a Glória total única e exclusiva a Deus sem dividi-la com ninguém ou nenhum outro ser. Sendo Cristo a ligação e estas diretrizes da reforma protestante seguidas, as igrejas serão mais igrejas e menos clubes.
Desta maneira o evangelho será o genuíno e assim se consolida a verdadeira Igreja de Cristo na terra, no modelo da igreja do livro de atos sendo o nosso exemplo para os dias de hoje.
Então que nos voltemos a Cristo e as solas da reforma sendo organismos vivos do Corpo de Cristo e não reuniões humanistas.
Sola fide (somente a fé) sem pontos de contato exteriores (unçõesespeciais, sal, toalhas, mantos, rosas e etc. nem qualquer outro objeto milagreiro como ponto de contato) e a fé estiver totalmente no coração do Cristão, a fé que vem de Deus e se volta exclusiva e totalmente para Deus. Sola scriptura (somente a Escritura); Somente pelas escrituras não regrando a vida por outras regras humanas, visões ou revelações contraditórias, ou adicionais ou que omita algo das escrituras, nem adicionando tradição humana alguma como regra a sã doutrina, sendo a escritura interpretando a escritura e textos dentro dos seus contextos, tendo a liberdade de interpretação limitada apenas pelo próprio texto sagrado.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lei da Motivação


LEI DA MOTIVAÇÃO

¨No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (João 16;33)

Jesus foi mestre na arte de motivar seus discípulos, e a psicologia motivacional usada por Ele foi o bom animo, essa poderosa ferramenta deveria ser enxertada na alma dos discípulos. O mestre motivou seus discípulos a suportarem as tempestades da vida, a nunca desistirem de seus sonhos, a não desfalecerem diante dos problemas, das aflições, das perseguições e a investirem em humildade, justiça e bondade.
Havia uma mulher que a doze anos sofria de hemorragia, ela gastou todo o seu dinheiro com médicos, mas a cada dia a sua situação ficava pior, chegou ao fundo do poço ao ser rejeitada pela sociedade. Ao saber dos prodígios realizados por Jesus, começou florescer em seu coração a esperança de um dia ser curada por Ele, mas como encontrá-lo, foi quando soube que Jesus passaria pela sua cidade. Decidiu ir ao encontro do mestre e tocar em suas vestes, veio humildemente e tocou a orla das vestes de Jesus, imediatamente Ele parou e perguntou quem me tocou, ela toda tremula disse foi eu Senhor, Então Ele disse filha tem bom ânimo. Jesus motivou esta mulher a viver novamente em sociedade, a dar continuidade aos seus sonhos e a resgatar a sua história.
Na cidade de Cafarnaum enquanto Jesus ensinava numa casa,quando quatro homens desceram um paralitico pelo telhado deitado em uma cama e Jesus ao ver a daqueles homens disse; Filho tem bom ânimo, perdoados são os seus pecados. A maior prisão vivida pelo paralitico não era sua deficiência física e sim a síndrome da culpa, certamente foram os seus erros do passado que o levaram aquela situação, por isso ele não conseguia ser feliz, quantos crentes estão dentro da igreja aprisionados pelos seus erros do passado. João o apostolo do amor disse que se o nosso coração nos condena maior é Deus, o coração daquele paralitico o condenava, mas apareceu quem é maior que o coração e lhe ofereceu perdão. Jesus motivou aquele paralitico a viver, a ser feliz e não viver preso por causa dos erros do passado.
Depois de realizar várias curas Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco, enquanto Ele orava no monte, mas sobreveio um forte vento o qual açoitava a pequena embarcação, na quarta vigília da noite o mestre vem caminhando sobre as águas, quando os discípulos viram alguém andar sobre as águas começaram a gritar de medo, o mestre disse; tem bom animo sou eu; dessa forma Jesus ensinou seus discípulos a vencerem o medo, e nunca desistirem de seus ideais, mesmo quando a tempestade vier, sempre lute e não desista jamais.
Quando Dom Pedro deu o grito da liberdade as margens do Rio Ipiranga, talvez muitos pensaram que realmente estavam livres da colonia portuguesa, entretanto o processo de liberdade durou aproximadamente dois anos, algumas tropas portuguesas resistiram, e travou se grande luta em Salvador, até que um general motivado pela possibilidade de ser livre contrário a ordem do seu superior de recuar, avançou e conseguiu expulsar as tropas portuguesas.


MOTIVANDO HOMENS DESMOTIVADOS

O ego dos israelitas estava ferido por causa do jugo romano, os homens que falavam de Deus eram cruéis e sanguinários, o povo vivia miseravelmente por causa dos impostos cobrados pelo império romano. De repente surge um homem sem parecer, sem formosura, o qual começa a vender o sonho de dias melhores trazendo esperança a milhares de pessoas, foi como se uma luz brilhasse em meio as trevas.

O povo que estava assentado em trevas viu uma grande luz; e aos que estavam assentados na região e sombra da morte a luz raiou. ( Mateus 4;16)

Foi dessa forma que Jesus encontrou o povo judeu, sem alegria, sem esperança, sem sonhos;
¨Como um pássaro sem asa, mas ao invés de estar fora do ninho, isto é, no cativeiro babilônio, Israel estava como um pássaro sem asas dentro do ninho, isto é sob o jugo romano. Nada é tão comovente como ver um pássaro sem asas, pois ele não tem alegria, não pode voar, não consegue realizar seus sonhos. Para a infelicidade do povo os lideres eram pessoas corruptas, as quais pensavam em se auto beneficiar, a custa da população pobre. De modo que os que eram ricos tornavam-se ainda mais ricos e os que eram pobres tornavam-se tão miseráveis, ao ponto de perderem o prazer de viver e a confiança de alcançarem dias melhores, e melhores condições de vida.
Foi nessas circunstancias que Jesus encontrou o povo Israelita, ele mesmo passou por vários estágios de sofrimento desde o seu nascimento em uma manjedoura, e na adolescência ao perder o seu pai, e ter que assumir precocemente a responsabilidade de cuidar de sua mãe e de seus irmãos.
Ele tinha todos os motivos do mundo para ser uma pessoa deprimida, estressada, ou até mesmo amargurada por perder sua juventude, mas Ele se tornou uma pessoa altruísta sonhadora completamente apaixonada pela vida, cujo desejo era o de resgatar a humanidade. As pessoas que o ouviam falar ficavam extasiadas pela sua mensagem otimista, cujo foco estava na recuperação dos sonhos destruídos e dos projetos falidos, esta palavra começou a surtir efeito nos corações das pessoas, resgatando a auto-estima delas, as motivando a lutarem por seus ideais.

MOTIVANDO SEUS DISCIPULOS A SEREM RESILIENTES

O Mestre treinou constantemente aos discípulos com a finalidade deles aprenderem a arte da resiliência, pois o objetivo de Jesus era o de estruturar aqueles jovens galileus e prepará-los para enfrentarem as intempéries da vida, a superarem as adversidades, e a contornarem os obstáculos.
Entretanto para eles aprenderem a serem resilientes, eles precisavam sair da sua zona de conforto, na qual estavam psico adaptados, e por isso Jesus os enviou em uma missão na qual eles não poderiam levar duas túnicas, nem ouro, e nem mantimentos, de modo que
teriam que se adaptar aos locais visitados.
A lição dada por Jesus aos seus discípulos, transcende toda a preconcepção humana
acerca do cuidado e do amor de Deus para com seus filhos, pois durante aquela missão,
os discípulos aprenderam a depender da graça, e da soberania de Deus no suprimento
das suas necessidades. Foi em meio as adversidades que eles conheceram a Deus de
uma forma que jamais haviam imaginado, pois a religiosidade embutida em seus corações
o afastavam do verdadeiro relacionamento com Deus.
Professores, Educadores e Mestres ensinem ao seus alunos a terem um relacionamento pessoal com Deus, a dependerem do Amor do Eterno, em todos os momentos.
Paulo o apostolo tardio conheceu a Jesus através de uma revelação mistica perto de Damasco na Síria, e conheceu a Deus de uma forma tão profunda e sincera, que ele aprendeu a ser resiliente, a suportar as intempéries da vida, a contornar os obstáculos, e
a depender de Deus em todos os momentos da sua vida.

¨Quem nos separará do amor de Cristo ? A tribulação, ou a angustia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada ?
¨Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia
( Rom 8:35-36)
O verdadeiro discípulo deve estar alicerçado sobre a grande Petra, para não ser derrubado por uma série de fenômenos naturais, os quais ocorrem como um ataque terrorista orquestrado pelo diabo, a fim de destruir a e a esperança dos servos de Deus.
um homem reto e fiel, da era pré patriarcal sofreu simultâneos ataques de natureza cosmológica, ( fogo e vento), e de natureza psicologia,( sabeus e caldeus).
Portanto o diabo pode atuar na cosmologia do universo se utilizando dos fenômenos naturais, tais como terremotos, tsunami, furações, etc.
E também pode manipular o psiquismo coletivo, usando os homens para fins maléficos, através de guerras, do holocausto e de ataque terroristas.
Todas essas ações diabólicas tem o objetivo de machucar, e de ferir a humanidade, visto que Deus, quando ocorreu a queda salientou que a serpente se alimentaria de , ou seja do sofrimento, e da miséria humana, e das desgraças que assolam a humanidade.
É por isso que Jesus motivou seus discípulos a suportarem as adversidades com paciência
e com amor, pois ele tinha consciência dos males causados pela ação diabólica.
Davi passou por 4 estágios de resiliência, os quais o capacitaram a ser um grande rei;

1º Adaptação no Deserto
Neste primeiro estágio o jovem Davi se adaptou as diferentes circunstancias vividas no deserto, suportando as variações climáticas de frio e de calor, ele também teve que lutar com um urso para defender as ovelhas. O primeiro estágio serviu para capacitar Davi para vencer os grandes desafios da vida e vencer o gigante Golias.
Jesus como o maior mestre da história treinou seus discípulos como um general treina os seus soldados para a guerra no período da paz, a fim deles estarem preparados contra as artimanhas do inimigo.
Por cada deserto que passamos há um propósito da parte de Deus, que transcende a nossa razão e os limites da nossa imaginação, pois Deus como Pai sabe cuidar de cada filho seu de forma particular.

2º Adaptação na Coorte Real
A adaptação de Davi na coorte foi em duas etapas distintas, na primeira etapa Davi foi o instrumentista real, nesse período ele era anônimo, pois Saul não conhecia sua história.
Ele era apenas mais um servo a serviço do rei, alguém que deveria servir a Saul, a hora que ele bem entendesse, Davi era um jovem cheio do Espirito Santo, o qual era chamado toda vez que Saul ficava possesso de um espirito maligno, entretanto Saul nem mesmo sabia o nome dele.
O relacionamento entre mestre e aluno deve ser estreito e ligado por laços afetivos, onde o
professor deve conhecer seus alunos por nome, tendo um relacionamento interpessoal sincero com eles, respeitando seus limites, pois cada aluno está em um nível de conhecimento diferente uns dos outros.