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segunda-feira, 11 de julho de 2011

Lei do Aprendizado


  1. LEI DA APRENDIZAGEM

Todo ser humano é um mero aprendiz no palco da vida e na escola da existência, a arte de pensar é a mais sublime forma que o homem tem para desenvolver sua Inteligencia.
Inteligencia grego sunesis, rapidez para aprendizado com prudencia e analise critica da situação.
A mente possui também o fenômeno RAM ( registro automático da memoria), ou seja, tudo que o ser humano aprende fica registrado em sua memoria independente de sua vontade, e a memoria humana está dividida em ME ( memoria existencial ), na qual estão registrados todos os acontecimentos da nossa vida, e a MUC ( memoria de uso continuo ), onde estão as informações que usamos no cotidiano, tais como nomes, telefones, etc...
Todas as pessoas possuem Q.I (Quo eficiente de Inteligencia), que algumas demoram um pouco mais para aprenderem do que outras. Segundo o psicologo Abraham Maslow quatro níveis de aprendizado.
1-Ignorância inconsciente; É o ponto inicial onde todos começam o processo de aprendizado, entretanto estamos inconscientes de que não possuímos nenhum conhecimento.
2-Ignorância consciente; É quando estamos conscientes de que não sabemos nada.
3-Conhecimento consciente; Quando estamos conscientes do nosso conhecimento, mas não
exercemos domínio total sobre ele.
4-Conhecimento inconsciente; Quando exercemos total domínio do conhecimento de forma natural.
Há também quatro níveis de crescimento que ocorreram na vida de Jesus;
1-Jesus cresceu em sabedoria; desenvolvimento intelectual.
2-Jesus cresceu em estatura; desenvolvimento físico.
3-Jesus cresceu em graça, diante de Deus; desenvolvimento espiritual.
4-Jesus cresceu em graça diante dos homens; desenvolvimento social e emocional.
Talvez estejamos dando passos longos numa dessas quatro áreas e negligenciando outras, não basta somente crescermos espiritualmente, pois para termos um pleno desenvolvimento espiritual necessitamos também crescer intelectualmente, socialmente e emocionalmente.

O PAPEL DA MEMÓRIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A memória é fundamental para o processo de aprendizagem, pois é justamente nela que estão todos
os registros da nossa historia; nossos sucessos e nossos fracassos.
O fenômeno RAM ( REGISTRO AUTOMATICO DA MEMORIA), é responsável pelo registro
automático de tudo o que vemos, ouvimos e aprendemos independente da nossa vontade, e esses registros vão direto para a MUC (MEMORIA DE USO CONTINUO), ficando ali durante um determinado período de tempo e depois a própria mente através de fenômenos ainda não conhecidos
cientificamente decide que essas informações não precisam ser usadas continuamente e as manda
para a ME (MEMORIA EXISTENCIAL). Esse mecanismo é fundamental para a mente humana,
pois imagine uma mãe que perdeu o seu único filho a quem ela amava muito, caso não houvesse
a ME os registros da perda do seu filho ficariam vivos na MUC e a mente dessa mãe ficaria
paralisada, gravitando em torno da perda do filho e essa mãe deixaria de viver, pois sua mente ficaria bloqueada naquele momento de perda. Foi exatamente por isso que Deus dividiu a mente em
MUC (MEMORIA DE USO CONTINUO), isto é, o consciente, e a ME (MEMORIA EXISTENCIAL), isto é, o subconsciente, com o passar do tempo a dor da perda vai diminuindo
e por fim se tornam lembranças.
As informações contidas na mente são responsáveis para a constituição do nosso caráter, por isso
é importante estar atento a que tipo de informação você esta arquivando em sua mente caro leitor,
pois infelizmente tem crentes que fazem da sua mente um verdadeiro depósito de lixo, e depois culpam a Deus pelos fracassos em suas vidas sentimentais e espirituais, imagine um menino que nasceu na Africa e durante toda a sua infância foi ensinado pelos seus pais que o leão é um animal
dócil tal como um gatinho. O que vai acontecer quando esse menino encontrar com um leão,
certamente vai querer brincar com ele. Entretanto nós fomos ensinados que esse leão é o diabo e ele
está rugindo com o objetivo de destruir as nossas vidas.

¨Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. ¨ ( PE 5:8 )


A MENTE COMO CAMPO DE BATALHA

A mente do crente é um grande campo de batalha onde constantemente são lançados dardos inflamados pelo nosso adversário com o objetivo de nos derrubar;

¨Tomai sobretudo o escudo da fé, com o qual podeis apagar todos os dardos inflamados do
maligno.¨ (efésios 6:16).

Notemos que Paulo não fala que o escudo bloqueia os dardos e sim que ele os apaga, não podemos
impedir os maus pensamentos lançados pelo adversário, mas podemos rejeita-los e apaga-los da nossa mente. Quando o diabo usou a serpente para enganar Eva, primeiro ele lançou a semente da duvida na mente dela, pois ele sabia que precisaria convence-la a pecar voluntariamente. Então a
incredulidade entrou em sua mente e ela deixou de acreditar na palavra de Deus.
Diariamente são travadas diversas batalhas na nossa mente, temos que lutar contra os dardos
inflamados lançados pelo adversário e não deixar que eles ocupem os nossos pensamentos;
¨Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo
o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se existe algum louvor, seja
isso o que ocupe o vosso pensamento.¨ ( filipenses 4:8)

Devemos ter a mente de Cristo e ocupar os nossos pensamentos com os ensinamentos do mestre de
Nazaré, só assim conseguiremos apagar os dardos inflamados do maligno da nossa mente.

UM CONVITE DO MESTRE

¨Aprendei de mim, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma.¨ ( Mateus 11:29)

Alguns mestres que já viveram se destacaram por seus ensinamentos, como por exemplo Sócrates
considerado o pai da filosofia; o qual foi mestre na arte da dúvida, dos questionamentos, entretanto
com a sua morte Platão um de seus mais proeminentes alunos não deu continuidade aos seus ensinamentos. Há cerca de 2 mil anos atrás nasceu na cidade de Belém de Judá o maior mestre de
todos os tempos por nome de Jesus que viveu toda a sua infância no anonimato sendo um simples
carpinteiro, o qual não frequentou nenhuma escola judaica mas quando abriu a sua boca atraiu
multidões, as pessoas queriam ouvi-lo de qualquer jeito, e em qualquer lugar, os ensinamentos
do mestre dos mestres causaram impactos profundos nas mentes e nos corações de seus ouvintes,
de modo que, muitas vidas foram transformadas por Ele. Haja visto que as pessoas encontravam descanso e refugio nas palavras de Jesus, pois Ele não discriminava publicanos, samaritanos, leprosos e prostitutas, Ele acolhia a todas as pessoas que fossem até Ele, aliviando as suas dores existenciais. Aqueles que aprendem na escola do mestre de Nazaré são transformados.

Infelizmente em nossos dias tenham poucos mestres cativantes como o mestre de Nazaré e talvez se o ensino não gerasse lucro em alguns lugares ele já havia morrido. Durante cerca de 3 anos e meio Jesus qualificou homens como Pedro, Tiago, João, os quais não tinham nenhum preparo, eram totalmente desqualificados, mas que se posicionaram como aprendizes do mestre de Nazaré. Esses discípulos por diversas vezes erraram, fracassaram e decepcionaram seu mestre, mas Jesus nunca desistiu deles, usando cada erro, cada fracasso para fazer-los fortes, pois o mestre não impunha seus ensinos, Ele apenas convidava as pessoas deixando elas livres para tomarem suas propiás decisões.

UMA LIÇÃO DE VIDA
Houve uma disputa interna entre os discípulos de Jesus sobre quem seria o maior deles caso Ele
resolvesse ser rei em Israel, isto ocorreu por causa da sua fama, pois até mesmo os gregos estavam
vindo aprender com o mestre de Nazaré. A fama de Jesus ultrapassou as fronteiras geográficos de
Israel, as pessoas vinham de muito longe para ouvi-lo, multidões o seguiam até mesmo em lugares
incomuns, tais como deserto, vales e montes. A multidão estava tão faminta que não media distancia
aonde Jesus fosse ela ia também, o jugo romano e as brigas das seitas judaicas; fariseus, saduceus e herodianos contribuíram muito para o sofrimento dos israelitas, logo eles tinham o mestre de Nazaré como uma válvula de escape para aliviar seus problemas existenciais.
E os discípulos vendo a sua fama e como Jesus era amado pelo povo ao invés de aprenderem com
o mestre de Nazaré, começaram a se ensoberbecer e disputar sobre qual deles era o maior, e quando
Jesus soube disso pegou uma criança e a colocou no meio deles, e eles sem entenderem nada perguntaram o que significava aquela atitude do mestre, então Jesus disse a eles que quem queria
ser grande deveria se fazer pequeno. Exitem pessoas que no auge da fama e do sucesso se esquece
de suas origens, do seu passado, de onde vieram, foi o que aconteceu com os discípulos de
Jesus perderam a identidade com seu mestre. Quantos mestres, professores, educadores que se
perderam no caminho por serem mordidos pelo bichinho da fama, devemos ter como exemplo
João Batista que quando soube do crescimento do ministério de Jesus disse; importa que Jesus
cresça e eu diminua, tem professores que não querem que seus alunos cresçam, pois tem medo de
serem superados por eles e muitas vezes não ensinam tudo o que sabem.
A fama nunca seduziu o mestre de Nazaré, é até difícil de acreditar que alguém tão famoso como
Ele vivesse uma vida simples e jamais tenha perdido as suas origens buscando sempre o anonimato.
O projeto de ensino de Jesus era o de fazer com que seus discípulos fossem ou como Ele ou superiores a Ele. Qual mestre quer ser superado pelo seu aluno? Muitos alunos já superaram seus
mestres, não por que foram motivados por eles e sim por suas capacidades intelectuais.
O PAPEL DO ESPIRITO SANTO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

¨Mas aquele consolador, o Espirito Santo, que o Pai enviará em meu nome,
vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho
dito¨ ( João 14;26).

O primeiro papel exercido pelo Espirito Santo é ensinar o crente a agir de acordo com as palavras de Jesus, na medida que vamos aprofundando nosso relacionamento com Deus, o Espirito Santo vai nos guiando, nos ensinando a depender mas Dele. O Espirito Santo atua resgatando as informações
na ME do crente, fazendo com que cada palavra do mestre de Nazaré fique viva na MUC.

1- UMA LIÇÃO IMPORTANTE HUMILDADE

¨Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho¨.(salmos 25;9).

O Espirito Santo ensina o crente a aprender com Jesus a ser humilde, pois essa é a maior virtude
no reino dos céus, é a humildade que permite ao crente se posicionar como aprendiz do Autor da Vida, e reconhecer que Deus é Mestre do universo e deve ter um lugar em nossas vidas.
O Espirito Santo nos ensina a irmos para o primeiro nível de aprendizado, ou qual é a ignorância
inconsciente, a se posicionar como uma criança, com a finalidade de aprender a viver de acordo com a palavra de Deus. Embora Paulo tenha crescido aos pés de Gamaliel, quando ele teve um encontro com Cristo, a sua vida foi totalmente mudada pelo Espirito Santo e tudo o que ele havia
aprendido foi reputado como esterco, é obvio que como fariseu ele possuía um grande conhecimento, mas quando o Espirito Santo retirou as escamas de seus olhos, Paulo pode aprender
durante três anos em Antioquia, diretamente com o mestre de Nazaré. Esse período foi muito
importante para o crescimento espiritual e intelectual de Paulo, serviu para ele amadurecer
e ser um instrumento nas mãos de Deus.
O USO DE PARÁBOLAS NO PROCESSO DE ENSINO

Vários foram os métodos empregados por Jesus, á fim de abrir as janelas das mentes de seus
discípulos e da multidão que o seguia. Entretanto o método mais comum usado pelo mestre foram
as parábolas, ou seja, pequenas histórias que continham grandes ensinos e verdades em suas entrelinhas. Sócrates foi mestre na arte da duvida, dos questionamentos e indagações, sempre
respondia perguntas com outras perguntas causando confusão na mente de quem o interrogava.
Entretanto Jesus foi o mestre dos mestres pois Ele se utilizou de métodos inusitados á fim de que
seus discípulos aprendessem, Ele não usou apenas a arte da duvida e indagações, foi mais além
do que qualquer outro mestre já foi, despertando na multidão uma sede do saber. As parábolas
contadas por Ele despertavam as pessoas do sono da intolerância, da falta de amor e por causa disso
a cúpula judaica se unificou para destruí-lo e durante uma festa mandou que alguns soldados
o prendessem, mas quando os soldados ouviram Jesus ensinar ficaram impressionados, e foram tocados pelas palavras do grande mestre. Aqueles soldados estavam tão sedentos que encontraram
alivio nas palavras do mestre, o impacto causado pelas palavras de Jesus foi tão grande que eles
não o prenderam e ainda falaram para os fariseus que homem nenhum já havia falado como Jesus.
Infelizmente muitos mestres perderam o encanto e a admiração de seus alunos e seus ensinos não causam mas impacto em seus ouvintes. Os ensinamentos do mestre de Nazaré continuam tão vivos
e impactantes em nossos dias, tal como na época em que eles foram ditos, a prova disso é que
eles ainda provocam mudanças na vida de homens e mulheres, os ensinamentos do mestre de Nazaré são universais, pois são aplicados as todos os seres humanos independentes de suas culturas
e etnias. Os ensinadores de hoje são muitos previsíveis estão psicoadptados aos padrões já existentes. Aos 22 anos de idade assumi a classe de jovens da igreja a que frequentava, eram apenas 2 alunos em mesmo de três meses estávamos com 21 alunos matriculados e frequência de
17 á 18 alunos por aula, você deve estar se perguntando;Qual a razão do crescimento da classe.
A razão do crescimento está em Deus, pois é Ele que tem o poder para fazer crescer.
Todavia nós como plantadores e regadores da palavra devemos cooperar com Deus.

¨Eu plantei, Apolo regou, mas Deus dá o crescimento.¨(1 CO 3:6)

Todavia existem vários métodos para se plantar uma semente, e cuidados especiais que devemos ter no manejo da semente. Quando assumi aquela classe estava ciente do grande desafio que iria
enfrentar e que também não deveria usar os padrões habituais de aula conhecidos pelos alunos,para
não fracassar, tratei então de quebrar o protocolo e promover aulas totalmente dinâmicas, aos quais
valorizavam a cada aluno, aos poucos a classe foi crescendo.
Talvez você seja um excelente professor mas o método que você esta empregando não esta gerando
frutos, mude de método, toda vez que um método não dava certo para Paulo ele mudava para outro.
¨ Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivera sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos,para por todos os meios, chegar a salvar alguns.¨ (1 CO 9:19-22)
Entretanto não é fácil romper com os paradigmas, pois gera desconforto, e todo ser humano gosta de estar dentro de sua zona de conforto. Para Paulo o que realmente importava era o fato das
pessoas serem alcançadas por suas mensagens, será que estamos dispostos a mudar em beneficio
de nossos alunos, coloque numa balança num lado o seu amor pelos alunos e do outro as dificuldades que você vai encontrar ao tentar mudar, e tome sua decisão. Paulo que na minha humilde opinião foi o maior de todos os apóstolos não exitava em mudar quando necessário, por que ele realmente amava as pessoas para quem ele pregava.

AS TENSÕES GERADAS PELAS MUDANÇAS

Toda mudança gera conflitos e produz efeitos tanto positivos como negativos nas pessoas dependendo de seus pontos de vistas, os mais radicais e conservadores lutam contra qualquer tipo
de mudança. Há várias razões para eles manterem essa postura, o medo de investir em coisas novas,
o comodismo e outros fatores que fazem com que eles fiquem psicoadptados ao seu pequeno mundo
e fechem os olhos para outras possibilidades. Imagine que impacto teve quando o inventor
Tomás Jefferson começou a fazer as suas experiencias com uma pipa, se ele estivesse desistido por
causa das criticas provavelmente estaríamos usando lampião ainda, e Santos Dumont o inventor do
avião, colocar algo tão pesado para voar na opinião das pessoas era uma grande loucura.
Recentemente uma empresa de lã de aço veiculou na televisão uma propaganda interessante onde uma mãe vai ao supermercado com seu filho e pega uma lã de aço da concorrência por ter uma foto
de palhaço, enquanto ela caminha para o caixa, sem olhar para o lado, o filho desesperadamente
fala; Olá o palhaço, olá o palhaço, mas a mãe continua andando sem prestar atenção que havia
um palhaço na loja. Aqueles que não param para olhar a sua volta e fecham os olhos para outras
possibilidades perdem oportunidades incríveis, pare algumas vezes e se for possível faça uma
avaliação da sua vida, o próprio Cristo muitas vezes parou para avaliar os conceitos das pessoas
e perguntava aos seus discípulos sobre a opinião popular acerca da sua pessoa; você já parou para
perguntar aos seus filhos que tipo de pai você é, e para sua esposa que tipo de marido.
Numa cidade do interior vivia um casal o qual teve uma filha, a vida naquela cidade era muito pacata, pois as pessoas eram acomodadas, aos 12 anos a menina pediu ao pai para ele comprar um vestido rosa para ela, mais ele negou, depois de muita insistência da filha o pai resolveu comprar
o vestido rosa. Mas quando a filha colocou o vestido rosa o sapato não combinava pois era velho demais, e quando o pai viu a menina com aquele vestido tão bonito ficou muito contente, mas ao
olhar para baixo viu que o sapato não combinava com o vestido, então aquele pai resolveu fazer uma surpresa para sua filha, comprando roupas e sapatos novos e quando chegou em casa foi direto
para o quarto da filha para guardar as roupas e os sapatos novos. Foi então que ele percebeu que o guarda-roupa estava velho, decidiu comprar outro guarda-roupa, então viu que a cama também
era velha e comprou outra,depois pintou o quarto da filha e também comprou moveis novos para
a casa toda, e pintou a casa por dentro e por fora. Quando os vizinhos viram como aquela casa havia
ficado bonita resolveram arrumar e pintar também suas casas, de modo que, todas as casas daquela
cidade foram arrumadas e pintadas. Você percebeu que apenas uma atitude duma menina de 12 anos
foi capaz de mudar a cidade inteira. O fundador da escola dominical estava numa manhã de domingo na sala da sua casa pensando em elaborar leis mais justas para a classe operaria, as crianças brincavam na rua, perto da janela da sua casa, e o barulho que elas faziam eram tão grande
que por diversas vezes interromperam os pensamentos dele, foi então que ele começou a pensar no futuro das crianças e em como ele poderia ajuda-las a ter um futuro melhor. De repente teve uma ideia de tirar as crianças da rua e ensina-las no domingo de manhã. Não pensem que foi fácil
ele convencer os pastores sobre a necessidade das crianças aprenderem, a principio alguns mais
conservadores não deixaram que a igreja fosse aberta no domingo de manhã para ensinar crianças.
Foi justamente o que aconteceu comigo quando ensinava aquela classe de jovens, conversei com
um excelente professor para ele dar uma aula para minha classe, pedi ao superintendente o qual
concordou, mas o pastor daquele professor não deixou ele ir, e disse para que você vai dar aula na sede, infelizmente existem pessoas que estão a frente de um trabalho e não tem nenhuma visão,
e movidos por inveja acabam prejudicando a obra de Deus, agem como Alexandre, o qual causou
muitos males a Paulo impedindo o crescimento do evangelho.

METODOS PEDAGOGICOS DE AULAS

Jesus foi mestre na arte de ensinar seus discípulos, e vários foram os métodos empregados por Ele
para fazer com que seus discípulos compreendessem seus ensinamentos.
Toda vez que Ele queria falar algo importante para os seus discípulos, Ele usava algumas técnicas.
1° Técnica Grupal; Primeiro Jesus reunia todos os seus discípulos e se assentava, então eles sabiam
que o mestre queria transmitir algo importante, as técnicas grupais tem como objetivo integrar os alunos para que eles se conheçam mais, e se relacionem melhor.
Essa interação entre os alunos é importante para o fortalecimento dos laços de amizade do grupo,
Jesus usou esse precioso método para que os seus discípulos conhecessem melhor uns aos outros, foi por isso que depois da morte do mestre a igreja cresceu em pequenas comunidades chamadas
koinonias, esses pequenos grupos de discípulos se reuniam na casa de algum membro onde juntos
cresciam em unidade.

¨Todos os criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
E perseverando unanimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração¨ . ( Atos 2:44 e 46)

Os discípulos haviam aprendido a lição do grande mestre, por isso a igreja crescia continuamente
de maneira ordenada e uniforme.

Técnica da Interação; De peixe ao homem, e ele se tornará um eterno dependente, o ensine a pescar e ele será independente. O processo de ensino não deve esta baseado no pressuposto da teoria, e sim da praticidade experimental, pois somente a prática pode fazer com que indivíduo se liberte das garras da dependência, e do comodismo. A interação abre o leque do conhecimento da pessoa acerca do mundo para novas possibilidades através da experiencia pessoal, pois é através da interação que o indivíduo começa a ver o mundo com os seus próprios olhos, e descobrir a beleza da natureza. Passando de um agente passivo, ou seja alguém que estava psicoadaptado a ser dependente de terceiros, para um agente ativo o qual procura ter sua própria história de vida. Pautada nas suas próprias experiencias pessoais, seja ela de alegria ou de decepções, reconhecendo a sua dependência de Deus para suportar as intempéries da vida. 

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