Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lei do Coração


LEI DO CORAÇÃO

Na terminologia e conceito bíblico o coração é associado a psique, e a mente ao pneuma, mente e
coração estão tão estreitamente ligados um ao outro, quase que entrelaçados que qualquer esforço
para separá-los será inútil. Na lei do aprendizado vimos sobre o modus operandi do processo de
ensino e como ele é importante para o desenvolvimento da formação intelectual do individuo como
agente racional, já o processo de aprendizado com o coração está correlacionado com fatores emotivos e intuitivos, pois usa os canais da alma, ou seja, os cinco sentidos, esses canais são
agentes condutores responsáveis por levar o ensino a mente e ao coração do aluno.
Sem esses canais o homem seria apenas um vegetal, e não um ser racional e moral. Segundo os
cientistas a criança até aproximadamente os dois anos de idade pode aprender qualquer língua, mas
ao ir crescendo ela perde essa capacidade, o canal auditivo é o grande responsável para a criança
falar, pois ele conduz o som das palavras a mente da criança e aos poucos ela consegue pronunciar
as primeiras palavras. Vemos nesse caso a interação da mente através do fenômeno RAM( Registro Automático da Memória), e dos  canais do coração, os quais  cooperam juntamente para que as palavras sejam arquivadas na memória da criança. Estes mesmos mecanismos também ocorrem quando ensinamos, pois a fé vem pelo ouvir a palavra.

¨ E assim, a fé vem pelo ouvir a pregação da palavra de Deus.¨ ( Romanos 10:17)

O CORAÇÃO NA VISÃO DOS ESCRITORES BIBLICOS

Segundo a visão dos escritores bíblicos o coração tem uma função parecida com a mente só com
um diferencial. Augusto Cury em seu livro Psicologia Multifocal analisa a complexidade e funcionalidade da mente como depósito de informações, Cury procurou com esta teoria
abordar os mecanismos da mente e sua funcionalidade diante dos fatos do nosso cotidiano, entretanto ele não conseguiu desvendar a origem do pensamento, e nem os mecanismos que geram
os pensamentos. Se os escritores bíblicos estiverem certos na analise da complexa tricotomia    do homem,  (pneuma, psique, bios ), o coração e´o gerador dos pensamentos e a mente o receptor e transmissor do pensamento. Essa era a crença deles desde Moisés autor do pentateuco até Paulo
autor de treze cartas, o próprio Jesus por diversas vezes falou disso, dizendo que os fariseus pensavam em seus corações; ou eles desconheciam as funções da mente e a atribuíam ao coração,
ou eles estavam conscientes de que o coração é o gerador do pensamento.

O PROCESSO DE ENSINO NA PERSONALIDADE

A personalidade humana é constituída principalmente por três traços biológicos; inteligencia,
emoção e vontade. O processo de ensino deve atingir tanto a inteligencia como a emoção do
aluno, pois quando a emoção é atingida causa uma forte mudança no modo de vida do aluno, provocando uma transformação em seu caráter. Todo mestre que se preocupa apenas em transmitir
o ensino a mente de seus alunos certamente não causarão grandes impactos em suas vidas, todavia
aqueles que procuram tocar os corações de seus alunos jamais serão esquecidos por eles.
Ensinar não é simplesmente despejar sobre o aluno um vasto conhecimento, fazendo com que ele
fique desnorteado ante tantas informações. O ensino de mente para mente não transforma o aluno,
apenas o qualifica para exercer alguma profissão, já o ensino de coração para coração modifica completamente a maneira do aluno ver o mundo a sua volta. Davi disse algo interessante;

¨Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti Senhor¨ (salmos 119:11)  

Davi tinha consciência de que o ensino só gera mudanças quando ele desce da mente para o coração
do homem. Salomão seguiu os ensinamentos de seu pai Davi e pediu para Deus lhe dar um coração
entendido.

A PROFUNDIDADE DOS ENSINAMENTOS DE JESUS

O objetivo de Jesus não era o de transmitir seus ensinamentos apenas a mente de seus discípulos e
sim o de transmiti-los aos seus corações.

¨Eis que estou á porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo¨ ( Apocalipse 3:20)  

Jesus em linguagem figurativa usou a palavra casa com o objetivo de simbolizar o coração, e em
seu diálogo com os seus discípulos, Ele falou da atuação do Espirito Santo limpando e adornando
o coração, entretanto só limpar e adornar não é o suficiente, é necessário que a casa seja ocupada.
Mas é responsabilidade do homem abrir a porta para Jesus entrar em seu coração e realizar
mudanças em sua vida. Quando o povo de Israel pediu ao profeta Samuel um rei segundo o modelo
das nações vizinhas rejeitando o governo teocrático de Deus, Saul foi eleito   para reinar
sobre Israel, por permissão de Deus. O coração de Saul estava tão contaminado que foi necessário
Deus transformar o seu coração para ele poder reinar sobre Israel.

¨Sucedeu que virando Saul as costas para partir, de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro.¨  ( 1 Samuel 10:9)

 Mas Saul não conservou um coração puro diante de Deus, deixando que o seu coração fosse
novamente contaminado pelo orgulho, pela inveja, pelo poder, e por não obedecer a palavra do
Senhor, acabou sendo rejeitado. Deus então escolheu a Davi para reinar sobre Israel no lugar de
Saul, Davi também era um pecador tal como Saul, mas a grande diferença entre eles, é que
Davi reconhecia seus erros e pedia o perdão de Deus. Quando Davi adulterou com Bate-Seba, a
principio ele agiu da mesma forma de Saul escondendo o seu pecado, mas quando ele foi repreendido pelo profeta Natã, ele se arrependeu e fez uma oração ao Senhor;

¨ Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espirito reto.¨ (sal 51:10)

Davi tinha sensibilidade para reconhecer seus erros, se posicionar como um aprendiz do Autor da
Vida. Não deixamos de ser pecadores, mais temos de reconhecer nossas limitações, nossos erros, na
infância convivi com três irmãos, uma irmã dois anos mais nova do que eu era dissimulada aprontava muito, lembro-me que um dia mamãe comprou alguns chocolates e colocou na geladeira
essa irmã comeu todos os chocolates. E quando mamãe chegou do trabalho notou a falta dos chocolates e ao perguntar para mim se eu tinha comido os chocolates respondi que não, pois nem sabia que havia chocolate na geladeira, pois estava jogando bola, e quando mamãe perguntou a
ela, jurou que não tinha comido os chocolates, enfim tanto ela como eu fomos colocados de castigo.
Entretanto ela nunca se arrependia de seus erros, preferia acusar injustamente um inocente do que falar a verdade. Salomão tinha pedido um coração sábio para Deus, e logo no inicio de seu reinado houve um caso onde duas mães brigavam por uma única criança, uma mulher acusou a outra de roubar o seu filho, segundo ela enquanto a outra dormia matou acidentalmente o filho sufocado, e ao acordar e perceber  que o filho estava morto, foi e trocou a criança pelo seu filho, mas a outra negou e começaram a discutir. O rei mandou que a criança fosse dividida ao meio, a mãe verdadeira se opôs a ordem do rei e implorou para  a criança não ser morta, e ser dada a falsa mãe, já a mãe falsa ficou calada, pois queria que a criança morresse, pois dentro de seu coração havia um sentimento egoísta, o qual não se conformava em ter perdido seu filho, e o filho de sua ¨amiga¨ continuar vivo.  Salomão mandou  que a criança fosse dada a mãe verdadeira, mas como ele conseguiu desvendar esse misterioso  caso? Para alguns a ordem que Salomão deu para cortar a criança foi uma atitude irracional e inumana, mas pelo contrario foi uma atitude de uma
grandeza extraordinária; por que ele conseguiu entrar nos corações dessas mulheres e prescrutar os sentimentos delas, a sentença que a principio parecia injusta foi a chave usada por Salomão
para desvendar o oculto represado nos corações daquelas mulheres e assim facilmente ele podê
resolver o caso, pois quando a sentença foi dada o sentimento de afetividade da verdadeira mãe aflorou e se contrapôs ao sentimento mesquinha e egoísta da falsa mãe.
O verdadeiro mestre deve entrar no coração do seu aluno através de seu ensino, e prescrutar seus sentimentos. Jesus entrava nos corações de seus discípulos, Ele andava de coração em coração de cada discípulo, foi por isso que Ele se humanizou para poder sentir a dor humana como homem e ajudar o homem a superar seus traumas e medos.
Quando digo que um mestre deve entrar no coração do seu aluno, estou salientado que o mestre deve ser altruísta e se sensibilizar com seus alunos se colocando no lugar deles.

O PROJETO AUDACIOSO DE DEUS

¨Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espirito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.¨( Ezequiel 36:26) 

As particularidades contidas nas entrelinhas desse versículo demonstram o projeto idealizado por
Deus para Israel e preconizado pelo profeta Ezequiel, o qual não pode concretizar-se na vidas dos
israelitas pelo fato deles não terem aceitado e nem tão pouco reconhecido o Filho de Deus transvestido na pele de um simples carpinteiro. Mas antes de nos aprofundarmos no assunto, quero
examinar a pedra nos corações da liderança judaica. Na parábola do Bom Samaritano o mestre dos
mestres revelou a insensibilidade dos lideres espirituais de Israel, os quais honravam a Deus somente com os lábios e não com seus corações, ou seja viviam uma vida de aparência.
Vejamos a síntese da história; Um rapaz durante uma viagem é assaltado e espancado, ficando caído na estrada a beira da morte, de repente vem um sacerdote e quando o vê passa para o outro lado da
estrada, o levita agiu da mesma forma do sacerdote deixando o pobre rapaz naquela situação, mas quando parecia que aquele rapaz morreria surge o terceiro personagem um samaritano, o qual cuidou do rapaz e o levou para uma hospedagem e pagou todas as despesas e ainda deixou dinheiro para que as pessoas cuidarem daquele pobre rapaz. Qual a moral da história, Porque Jesus usou um Samaritano como  personagem principal e os lideres espirituais de Israel como personagens coadjuvantes dessa história. Os samaritanos eram um povo odiado pelos judeus pelo fato deles serem uma mistura de raças gentílicas introduzida em Samaria por Sargom durante o cativeiro de Israel e por isso o povo judeu tinha aversão para com os samaritanos, o ódio dos judeus era tão grande para com os samaritanos que eles tinham a audácia de agradecer a Deus em suas orações por não terem nascidos samaritanos. Mas Jesus ensinou para os mestres de Israel sobre; a compaixão,
a misericórdia, o companheirismo, e principalmente sobre o amor. Enquanto eles só pensavam em
se promover diante do povo para obter status, havia pessoas muitos melhores do que eles as quais
pensavam em estender a mão ao seu próximo e ajudá-lo a se levantar, foi como dar um tapa com
luva de pelica na cara deles.
  Fica evidente que o grande projeto idealizado por Deus e preconizado pelo profeta, foi o de estabelecer o seu reino nos corações dos homens, e para isto acontecer o próprio Deus se incumbiu
de enviar seu Filho Jesus, o qual durante os três anos e meio de seu ministério pregou sobre o reino
dos céus. O mestre dos mestres ensinou a uma samaritana que o novo local do tabernáculo, ou seja,
lugar de encontro com Deus seria nos corações dos verdadeiros adoradores.
Jesus como o maior ensinador da história sabia que o ensino só causa impacto quando mente e coração são alcançados. Essa interação entre mente-coração fez com que homens desqualificados
como; Pedro, Tiago, João surpreendessem aos fariseus.

¨Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se, e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.¨ ( Atos 4:13)

Somente quem tem um novo coração pode causar impactos através do ensino da palavra, por que
Deus ao nos dar um novo coração Ele também nos dá o seu Espirito Santo para habitar nesse novo coração. É por isso que o mestre deve alcançar através do ensino a mente e o coração do seu aluno,
não basta apenas despejar sobre a mente do aluno uma tempestade de ideias sem conhecer a sua
história, Deus para falar a linguagem do homem humanizou ao seu Filho transvestido na pele de um simples carpinteiro para desse modo poder novamente conduzir ao homem a presença do Pai Criador. 

OS QUATRO TIPOS DE SOLO

O mestre dos mestres sabia da fragilidade da mente e como guardamos somente 10% de tudo que
ouvimos, por isso Ele queria que os seus ensinos germinassem no coração de seus discípulos.
E na parábola do semeador Jesus fala sobre a semente que foi plantada nos corações dos homens,
as quais encontraram diferentes tipos de terreno.
1º Solo; A beira do caminho.
Esse solo representa o coração impermeável, obstinado, orgulhoso que não reconhece seus erros,
foi o único coração onde a semente não germinou, e não cresceu. Representa o coração de Judas
que mesmo andando com Jesus nunca foi mudado, por que Judas não deixava os ensinamentos
do mestre entrarem em seu coração. Judas não amava Jesus, pois quando Maria Madalena derramou
unguento sobre o mestre, ele ficou indignado e reprovou a atitude dela. Na explicação da parábola
Jesus disse que este tipo de solo é invadido pelo diabo.

¨Tendo o diabo já posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus.¨
 (Jo13:2).

 Judas era um dos doze estava perto do mestre, viu os milagres do mestre, ouviu os ensinamentos do mestre, foi enviado pelo mestre para pregar a palavra em Jerusalém, voltou
eufórico por que tinha expulsado demônios e realizado milagres igual ao mestre, mas se perdeu na
caminhada e deixou que o diabo invadisse seu coração e destruísse sua vida.
2º Solo; Rochoso. Esse solo representa o coração superficial, a semente cresceu mas não tinha raízes por isso não se expandiu, não teve força para suportar as adversidades. Representa o coração de Pedro o qual afirmou que morreria juntamente com seu mestre, mas quando veio a perseguição
Pedro negou a Jesus diante de simples criados do sumo sacerdote. Infelizmente a teologia da prosperidade importada dos Estados Unidos, ensina o homem a buscar riquezas, e quando ela não
vem automaticamente as pessoas acabam perdendo a fé. Jesus não prometeu que nos viveríamos num céu de brigadeiro, Ele disse que neste mundo teríamos aflições.

3° Solo; Entre os espinhos.

Esse solo representa o coração indeciso, onde a fé e a duvida estão lado a lado. Representa o coração de Tomé onde em alguns momentos demonstrava uma fé inabalável, já em outros uma duvida intolerável, a vida de Tomé oscilava entre a crença e a duvida, entre o amor e o rancor,entre
a coragem e o medo. Quando a fé nascia os espinhos da duvida a sufocavam, jamais deixe que os
espinhos façam você desistir de seus sonhos e objetivos.
4° Solo; Multiplicação.
O projeto de Jesus era de fazer com que os seus discípulos atingissem esse ultimo estágio, mas não foi fácil transformar a personalidade de Pedro, Tiago, João, como vimos acima a personalidade deles eram complexas. Como transformar homens arrogantes, desprovidos de amor, em pessoas
gentis, agradáveis, honestas. Durante três anos o mestre de Nazaré plantou a semente do amor nos
corações deles, mas era uma tarefa difícil, todos os dias algum discípulo o decepcionava, João movido pelo nacionalismo judeu ao não ser recebido pelos samaritanos queria ordenar que fogo caísse do céu e os consumisse. Mas quando a semente morreu lá no calvário uma fogueira acendeu
no coração dos apóstolos e o ministério da multiplicação teve seu inicio.   
João foi completamente transformado pelo amor de Cristo, e é considerado o apostolo do amor,
caro leitor e estudante da palavra de Deus  qual dessas personalidades você possui, saiba que
sempre seremos pequenos aprendizes do Autor da Vida. Ninguém é perfeito, mas devemos ser aperfeiçoados pelo amor de Cristo todos os dias, para brilhar em meio as trevas e propagar a palavra
do Senhor. Quando os discípulos foram transformados eles incendiaram Jerusalém.

PLANTADORES DA PRECIOSA SEMENTE


¨Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, certamente voltarão com alegria trazendo consigo os seus molhos.¨( Salmos 126:6)

Depois da morte de Jesus os discípulos tinham a responsabilidade de darem continuidade a
missão do mestre de alcançar os perdidos, por isso eles foram capacitados por Deus no dia de pentecostes como propagadores da preciosa semente. A palavra deveria ser plantada nos corações dos homens, quando Pedro ousadamente plantou a palavra nos corações dos israelitas o resultado foi surpreendente quase três mil almas foram salvas. A palavra causou um forte impacto nos corações dos israelitas. E nos como pregadores e ensinadores estamos causando impactos, ou causando sono em nossos ouvintes.  
O semeador deve seguir rigorosamente as palavras do salmista, primeiro andar e depois chorar.
Ao andar o semeador está engajado na tarefa proposta, ele deve ser o porta-voz da palavra do grande Rei, ao chorar o porta-voz revela que depende do Rei para transmitir a mensagem as pessoas. Todo ensinador que seguir com humildade, consciente de sua responsabilidade, certamente
será abençoado por Deus, e o resultado de seu trabalho vai ser surpreendente.
Multidões atendiam ao chamado do mestre dos mestres, os apóstolos de pessoas rudes e incautas, passaram a serem pregadores irresistíveis até mesmo os fariseus notaram a diferença na vida daqueles jovens galileus. O trabalho realizado pelos apóstolos floresceu, de tal forma que rapidamente a igreja cruzou as fronteiras geográficas de Israel e alcançou o mundo, impérios
poderosos ruíram, mas a palavra pregada pelos discípulos do mestre inesquecível continuava
ardendo em milhares de corações. Os imperadores romanos Nero, Vespasiano e Domiciano tentaram apagar as chamas da semente do mestre de Nazaré, mas quanto mais cristãos eram lançados e mortos na arena do coliseu de Roma mas  a chama ardia, as fagulhas levadas pelo vento da perseguição romana contribuíram para que a chama do evangelho fosse espalhada pelo mundo.
Os imperadores Constantino e Teodósio perceberam que não podiam apagar essa chama, pois
ela  ardia em seus corações. A mudança realizada por Jesus nos corações dos seus discípulos foi tão
radical, que homens frágeis foram transformados em homens fortes, isso fica evidente no tipo de morte de cada um deles. Hoje os relacionamentos interpessoais estão frios, mestre e aluno apenas se comunicam na sala de aula,  por obrigação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário