Reforma Protestante
A Reforma Protestante foi um movimento que ocorreu na Alemanha em 1517, através de um frade agostiniano por nome de Martinho Lutero, o qual protestou contra os abusos cometidos pela Igreja Católica.
A igreja Católica estava arrecadando fundos para a construção da basílica de São Pedro, e por isso enviou a João Tetzel para a Alemanha, a fim de vender indulgencias para o povo. Segundo Tetzel todos os que comprassem as indulgencias teriam seus pecados
perdoados, e os familiares que quisessem salvar seus parentes mortos, era só comprar as indulgencias para eles serem transportados do inferno para o céu, assim que o dinheiro caísse nos cofres da igreja.
Martinho Lutero se opôs a mensagem pregada por Tetzal, e na festa de Todos os Santos, afixou 95 teses que condenavam a venda de indulgencias e conclamava o povo a se basear na autoridade das escrituras.
Dessas 95 Teses, 5 são consideradas como as diretrizes da Reforma;
Solus Christus (somente Cristo); Se Jesus Cristo, for o único e suficiente Salvador, Senhor, Mediador, Intercessor, Advogado, Consolador, Protetor, Provedor, Supridor de Todas as necessidades Espirituais e Materiais, Alvo exclusivo de toda adoração Humana, excluindo todo outro meio, pessoa, ser entidade, autoridade, fórmula de se chegar a Deus, sendo só Cristo o meio de se chegar a Deus.
Sola gratia (somente a graça); Se a salvação for única e exclusivamente pela graça que no original é favor imerecido, então se a salvação for pelo favor imerecido de Deus jamais alcançada por obra ou boa ação humana alguma, sendo por meio da fé nos méritos da morte redentora de Cristo.
Soli Deo gloria (glória somente a Deus). Em toda ação e louvor, sendo a Glória total única e exclusiva a Deus sem dividi-la com ninguém ou nenhum outro ser. Sendo Cristo a ligação e estas diretrizes da reforma protestante seguidas, as igrejas serão mais igrejas e menos clubes.
Desta maneira o evangelho será o genuíno e assim se consolida a verdadeira Igreja de Cristo na terra, no modelo da igreja do livro de atos sendo o nosso exemplo para os dias de hoje.
Então que nos voltemos a Cristo e as solas da reforma sendo organismos vivos do Corpo de Cristo e não reuniões humanistas.
Sola fide (somente a fé) sem pontos de contato exteriores (unçõesespeciais, sal, toalhas, mantos, rosas e etc. nem qualquer outro objeto milagreiro como ponto de contato) e a fé estiver totalmente no coração do Cristão, a fé que vem de Deus e se volta exclusiva e totalmente para Deus. Sola scriptura (somente a Escritura); Somente pelas escrituras não regrando a vida por outras regras humanas, visões ou revelações contraditórias, ou adicionais ou que omita algo das escrituras, nem adicionando tradição humana alguma como regra a sã doutrina, sendo a escritura interpretando a escritura e textos dentro dos seus contextos, tendo a liberdade de interpretação limitada apenas pelo próprio texto sagrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário