Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

O Jesus dos Evangelhos



O JESUS DOS EVANGELHOS

O tipo de relacionamento, e as mudanças realizadas por Jesus foram fundamentais para que os autores tivessem ideias completamente diferentes sobre a pessoa de Jesus
embora descrevessem a mesma história. Isto ocorreu devido a proximidade de cada autor com Jesus, e também pelo impacto produzido pelos seus ensinamentos na vida
dos autores. Por isso cada autor procurou descreve-lo de acordo com sua própria experiencia pessoal, até mesmo Lucas o qual não foi testemunha ocular e nem tão pouco conviveu pessoalmente com Jesus, se rendeu a poderosa mensagem pregada pelos apóstolos. E como um estudioso procurou examinar detalhadamente cada pormenor da história de Jesus.
Cada autor baseou seus escritos de acordo com aquilo que Jesus fez na sua vida, por isso a história relata a vida de um único homem, mas é narrada de forma multifocal
pelos quatros autores, onde cada um observou aspectos distintos, da personalidade, palavras e atitudes de Jesus.
Os evangelhos narram a história do personagem Jesus, o qual viveu uma vida de milagres e superações, quando recém- nascido seus pais tiveram que fugir para o
Egito a fim de salvar sua vida, foi humilhado, desprezado, espancado, zombado e mutilado, e por fim morreu como o mais desprezível de todos os homens.
Seu crime foi praticar o bem e desejar que todos aprendessem a arte de amar, sua missão foi cumprida com exito, pois Ele ainda continua reinando em milhares de corações. É esse Jesus que os evangelhos descrevem, um homem paradoxal, sincero,
franco, altruísta, o qual por diversas vezes se sensibilizou com as dores do seu povo, mais ao mesmo tempo um Jesus firme que não se intimidava com os lideres judeus, o qual aprendeu a ser fiel a sua própria consciência mesmo sendo ameaçado.
Um Jesus que nunca desistiu de seus sonhos, e que também ajudou muitas pessoas a sonharem, por isso Ele era amado pelo povo, e até mesmo por alguns lideres.
Mesmo os lideres fariseus que diziam odiar Jesus, eles na verdade não odiavam a pessoa de Jesus e sim sua poderosa mensagem e sua excessiva sinceridade, por isso
eles desejavam mata-lo, pensando que a sua mensagem também morreria, mau sabiam eles que cada palavra de Jesus estava enraizada nos corações dos seus discípulos e florescia lentamente.


O JESUS DE MATEUS

Mateus também conhecido como Levi era um publicano, ou seja um judeu que trabalhava para o Império Romano como cobrador de impostos, por isso foi discriminado pelos lideres judeus e considerado como um ladrão pelo povo, seus amigos também eram publicanos, pois ninguém queria ter a sua amizade.
Toda vez que ele saia de casa era humilhado, por isso a sua vida era triste solitária, e talvez por várias vezes ele tenha pensado em por um ponto final na sua história.
Seu trabalho proporcionava a sua família uma vida estável, mas era o motivo da sua dor, de seu desprezo social. Mateus sofria silenciosamente não queria deixar sua esposa preocupada, por isso ao ir para o trabalho ele se sentava e ficava refletindo sobre o por que de tanta dor, pois afinal de contas era um homem honesto nunca tinha roubado ninguém. De repente surge alguém que pára diante da coletoria, e simplesmente diz segue-me. Mateus conhecia aquele homem, ele também já tinha ouvido falar Dele, mas sera que era realmente Jesus o homem mais popular da cidade
ao qual todos queriam seguir e até mesmo tocar que o estava chamando para ser seu discípulo. Uma explosão de alegria tomou conta de Mateus ao ponto dele promover uma grande festa para todos os seus amigos publicanos e até mesmo para aqueles que
tanto o haviam humilhado. No meio da festa os lideres começam a criticar a atitude de Jesus de se tornar amigo de publicanos, talvez naquele momento todos os sonhos e projetos de Mateus tenham ruido, e ele tenha pensado que novamente seria abandonado, só que para espanto de todos Jesus diz aos fariseus que eles deveriam aprender o real significado da palavra misericórdia.
Mateus ficou eufórico, pois nunca alguém o havia defendido, nem tão pouco contrariado os lideres judeus, ele tomou uma decisão daquele dia em diante não teria mais vergonha de ser um publicano, e seguiria a Jesus.
Todas as pessoas que se aproximavam de Mateus ou era por interesse ou para humilha-lo por causa da sua profissão, agora ele tinha conhecido um homem que o acolheu, que estendeu sua mão para ele quando todos o rejeitavam.
Não havia dúvidas Jesus era completamente diferente dos lideres judeus, Ele não julgava as pessoas, Ele as acolhia, Ele não destruía sonhos, Ele resgatava sonhos.
Foi esse Jesus acolhedor que Mateus descreveu em seu evangelho, um homem o qual
se sensibilizou com o sofrimento das camadas mais pobres e desprezadas de Israel,
um verdadeiro vendedor de sonhos, o qual tinha por cada pessoa um amor especial.
Ele amou a publicanos, samaritanos, prostitutas, leprosos e até mesmo aqueles que
foram seus algozes.

AS MUDANÇAS REALIZADAS POR JESUS NA VIDA DE MATEUS

Mateus ao escrever seu evangelho não tinha mais nenhum rancor ou mágoa em seu coração, pelos vários anos que foi humilhado pelos lideres de Israel e desprezado pelo povo. Foi o único a escrever o seu evangelho em hebraico, pois tinha o objetivo de revelar aos seus irmãos a história do homem que o acolheu, que lhe estendeu a mão, que mudou sua vida.
Para Mateus Jesus não era apenas um simples carpinteiro, Ele era o Messias, o Filho
de Deus, o qual veio a esse mundo transvestido na pele de um carpinteiro, para acolher aos pobres, humilhados e desprezados.
Mateus descreveu que Jesus foi como uma luz para estas pessoas, pois além Dele resgatar a auto-estima delas, Ele resgata também seus sonhos e seus projetos mais íntimos. Por isso Mateus desejava que todos os judeus conhecessem a Jesus para terem suas vidas mudadas, ele também objetivava que eles encontrassem a verdadeira felicidade em Jesus. Mas infelizmente o preconceito, o orgulho e a inveja dos lideres judeus contribuíram para que muitas pessoas não ouvissem a mensagem de esperança pregada por Jesus e pelos seus discípulos, visto que o povo temia aos lideres de Israel.
Mateus não se intimidava com as constantes perseguições, pois ele queria que todos, inclusive os algozes do seu tão amado mestre, reconhecessem aquele tão maltratado homem como o grande Messias, o Libertador.
Talvez a história de Mateus seja semelhante a inúmeras historias de pessoas anônimas
as quais vivem deprimidas por terem sofrido algum tipo de discriminação, e perderam
o encanto pela vida, ao ponto de não terem mais o prazer de sonhar.
Mateus se encontrava assentado sem nenhuma perspectiva de vida, pois sua vida era tão melancólica, ao ponto da solidão ser sua melhor companheira.
Mas ao conhecer Jesus o homem que vivia solitário promoveu uma grande festa em sua casa, onde pessoas como ele também conheceram a Jesus.

O RESGATE DA ALEGRIA

Mateus ao promover a festa em sua casa voltou novamente a sorrir, a ser feliz, quantas vezes paramos de sorrir por causa dos problemas e das dificuldades.
Buscamos a alegria nas pessoas que nos cercam, mais mau sabemos que a verdadeira alegria esta dentro de nós, represada por algum trauma ou por alguma perda.
Jesus ensinou a Mateus que só seremos felizes se deixarmos os nossos traumas do passado no passado, e passarmos a ver o presente e o futuro como uma nova oportunidade de reescrevemos a nossa história. É interessante quando observamos uma criança aprendendo a andar por mais que ela caía, ela jamais irá desistir do seu sonho de um dia andar, pois a alegria proporcionada pelos seus primeiros passos a faz esquecer de seus inúmeros fracassos. Mateus estava assentado sem forças para caminhar, mais para voltar a caminhar novamente primeiro ele deveria recuperar a alegria de viver, ele procurou ajuda dos amigos, mas ninguém se sensibilizou com a sua dor, sua esposa o confortava. Entretanto toda vez que ele saia para ir trabalhar,
as pessoas o insultavam o chamando de ladrão, isso fez com que Mateus fosse perdendo a alegria e o prazer de se relacionar com as pessoas. De repente surge um homem e faz um convite inusitado para Mateus ser seu discípulo, o olhos dele brilharam, seu coração começou a bater mais rápido, Mateus pulou de tanta alegria.
O objetivo da festa era revelar para os lideres judeus, e para os também desprezados
publicanos que Jesus era seu amigo, e que a partir daquele dia, Ele jamais ficaria assentado por causa do desprezo dos lideres e da discriminação das pessoas,
e que voltaria novamente a ser feliz.
Os lideres religiosos judeus ficaram tão furiosos com a atitude de Mateus, ao ponto de questionar os discípulos de Jesus sobre o por que? Dele ter acolhido um publicano
pecador. Existem pessoas que não querem de forma nenhuma ver a felicidade do seu
vizinho, do seu parente, trabalhei numa empresa onde conheci um rapaz o qual ficava
feliz com as coisas ruins que aconteciam com seus parentes, e triste com o sucesso deles. Não deixe as pessoas rotularem você, infelizmente existem um grande numero
de mulheres que estão rotuladas aos padrões de beleza de atrizes e modelos.
Jesus repreendeu a insensibilidade daqueles lideres, e disse que eles deveriam aprender
o significado da misericórdia, ou seja se compadecer com a dor e o sofrimento alheio.
Quando Mateus estava deprimido pela dor da solidão e da discriminação, ninguém o
ajudou, mas agora que ele havia sido acolhido e estava feliz, eles queriam destruir sua felicidade, não deixe que as pessoas a sua volta destruam seus sonhos e projetos, nem
a sua felicidade. Quando alguém falar que você não é capaz de realizar algo, saiba que a verdadeira capacidade esta dentro de você.
Você e somente você tem o poder de decidir se vai ou não alcançar seus sonhos.

O RESGATE DA AUTO-ESTIMA
Jesus fez com que Mateus compreendesse o seu valor , e resgatasse sua auto-estima,
pois o próprio Mateus não acreditava mais no seu potencial e que ele fosse capaz de sair daquela situação. Quantas jovens se julgam incapazes de vencer o vicio das drogas e do álcool e acabam perdendo a auto-estima, e projetam imagens de fracassados em suas mentes, por mais que nossos sonhos fracassem, devemos estar conscientes de que temos potencial para vencermos a qualquer obstáculo por mais que ele pareça intransponível. Foi isso que Jesus ensinou a Mateus, é como se Ele falasse pare de chorar e lute por seus ideais, o teu choro não vai mudar a tua situação.
Durante toda a sua infância o elefante é preso com cordas fortíssimas e por mais que
ele tente se soltar, acaba fracassando, por isso ele cresce com a ideia de que é um fracassado e quando grande os seus adestradores podem amarra-lo com um simples fio de barbante, pois sabem que ele não vai tentar mais se soltar, pois esta psicoadaptado ao fracasso e por mais que tenha forças o suficiente para sair daquela situação e ser livre fica parado, chorando por que fracassou na sua infância.
Desconhece sua força, seu potencial, sua capacidade de vencer os desafios, tudo pelo fato da falta de auto-estima, se o elefante confiasse em seu potencial jamais ele ficaria
preso. Saiba que você tem potencial, não aceite o rotulo de fracassado, de perdedor,
pois você tem valor. Enquanto Mateus acreditava no rotulo que os lideres haviam
dado para ele, sua vida era só de decepções e fracassos, mas a partir do momento
que ele passou a reconhecer seu próprio valor ele recuperou sua auto-estima, e passou
a ser feliz. Não importa quantas vezes você errou, o que importa é que você tem
potencial para vencer qualquer problema.

JESUS E A QUALIDADE DE VIDA DOS DISCIPULOS

Mateus revela a preocupação de Jesus com a qualidade de vida dos seus discípulos, e
com o objetivo de ensiná-los a apreciar os pequenos eventos da vida, Ele os conduziu até um jardim, a fim deles contemplarem os lírios do campo.
Aquele dia foi muito especial para Mateus, pois ele aprendeu a dar mais valor, a não
viver ansioso e estressado. Mateus também aprendeu a contemplar o espetáculo da vida, apreciar o canto dos pássaros, a sentir o perfume exalo pelos lírios do campo.
Naquele dia Mateus se sentiu tão feliz , e tão amado por Jesus, ele estava vislumbrado
com o cuidado do mestre com os discípulos. O objetivo de Jesus era ensinar aos seus discípulos a valorizarem a todos os momentos da vida, o mestre almejava que eles nunca perdessem o prazer de viver, por mais que eles passassem por problemas e dificuldades, sempre existem lírios do campo a serem observados.
Talvez Mateus ao contemplar os lírios do campo tenha refletido sobre como a sua vida era sofrida, antes dele conhecer a Jesus, e por muitas vezes ele tenha pensado em
por um ponto final na sua historia. Entretanto Jesus ensinou a ele que os problemas
são apenas uma virgula para se continuar a historia.
Mateus estava consciente de que ele tinha o poder de decidir, de olhar para os lírios,
ou viver preso aos traumas do passado. Para onde você esta olhando?
Para os problemas ou para os lírios do campo, o que você esta sentindo, medo ou o perfume exalado pelos lírios. Mateus escolheu olhar para os lírios do campo e viu que depois da virgula a sua historia jamais foi a mesma.
Saiba que quando o inverno castiga a flor, ela se fecha e entra em estado de proliferação para preservar sua vida, sua historia, seus projetos e seus sonhos.
Quando a primavera chega ela desabrocha mais bela, mais perfumada e mais viva,
não importa o quando ela tenha sido machucada pelo inverno, pois no seu interior
há uma força trabalhando pela renovação da sua vida, e todos quando olham para a flor, julgam que ela vai morrer por causa do castigo imposto pelo inverno, mau sabem que ela vai florescer ainda mais forte do que antes. Todo processo de renovação
é difícil e em algumas oportunidades é dolorido, entretanto todos passamos por momentos de renovação em nossas vidas, uns com mais rigor do que outros.
Mateus passou a enxergar a vida com um olhar totalmente diferente daquele que o acompanhou durante anos, pois seu olhar não refletia mais a tristeza de um homem rejeitado e discriminado, e sim a alegria de ter conhecido Jesus.
Jesus ensinou aos discípulos como a vida do homem é passageira para se viver estressado, e que todos passam por problemas, todavia não se pode perder a alegria
pelos pequenos e grandes momentos encantadores que a vida nos proporciona.
Para Freud o avanço cientifico e tecnológico traria alegria e qualidade de vida para as
pessoas, entretanto o que se vê, é cada dia mais os jovens buscando ter qualidade,
nas bebidas, e nas drogas. Onde esta a qualidade de vida produzido pela tecnologia?
O homem moderno vive estressado, angustiado e deprimido demais para perceber a beleza dos lírios do campo, enclausurado pela competição predatória, vive apenas
mostrando aos outros que é melhor, que possui mais qualificação, mais diplomas.
Enquanto o nível de estresse e agressividade vem aumentando, o nível de qualidade de vida diminui, possuímos tantas formas de entretenimento, televisão, internet, jogos e mesmo assim não temos uma sociedade feliz. Porque? Talvez seja pela fato de não estarmos olhando para  os lírios do campo, pois somente eles produzem a tão sonhada qualidade de vida. Coloque um grupo de jovens dentro duma sala com vários meios de entretenimento durante um ano, ao sair todos vão estar entediados e sem vontade alguma de voltar para lá, coloque outro grupo de jovens numa selva durante o mesmo período de tempo, certamente eles sairão de lá mais solidários e darão mais valor a vida. Para qual grupo de jovens a vida vai parecer mais bela?
Para o grupo de sobreviventes da selva, os quais aprenderam a valorizarem mais aos companheiros e a própria vida, eles compreenderam que todas as dificuldades que passaram serviram para unificar e fortalecer o grupo.
Foi por isso que Jesus enviou os seus discípulos de dois em dois, é interessante que eles saíram apenas com a roupa que estavam vestidos, entretanto não faltou nada para
eles durante o período de tempo em que estiveram pregando a palavra. Quando saíram não tinham ideia dos desafios que os aguardavam por isso estavam ansiosos,
o homem sempre teme o futuro, se seus sonhos vão dar certo, se seus planos irão se realizar, tudo isso gera nele uma ansiedade que o angustia, que o deprime. Existem
pessoas que sofrem por antecipação, os problemas nem surgiram e ela já esta sofrendo, por isso não ousam sonhar, por medo das incertezas do futuro. Os discípulos também sentiram medo, pois eles teriam de deixar a comodidade de seus lares e sair há lugares desconhecidos, sem dinheiro, sem comida, na dependência
total de Deus. Eles aprenderam a apreciar mais a vida e não ter medo do futuro.
Existem muitas pessoas que buscam as drogas como um meio de escape de seus problemas, outras a buscam para ter prazer



Nenhum comentário:

Postar um comentário