Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de setembro de 2012

 

Feridas que nunca Cicatrizam


A dor de uma perda, a desilusão amorosa, o ressentimento por algum ato ilícito cometido geram feridas que machucam o coração, e fazem doer à alma.  Algumas feridas são profundas, já outras são incuráveis, tudo depende da intensidade em que nossos sentimentos foram golpeados.

De acordo com Augusto Cury, escritor, psiquiatra e médico os sentimentos que tem mais carga emotiva tendem a serem armazenados de forma privilegiada pelo Registro Automático da Memória (RAM), e por isso são lembrados com mais facilidade.

A teoria de Cury investiga quatro processos da mente humana: a construção de pensamentos, a transformação da energia psíquica, a formação do “eu” e a organização da história consciente e inconsciente da memória.

 As feridas se instalaram na organização da história consciente e inconsciente da memória onde estão arquivados os registros da nossa vida, e são alimentadas pelas emoções. De modo que quanto mais mágoa se tem de alguma pessoa a tendência é pensar mais nela, por isso é fundamental deixar que a ferida da mágoa cicatrize em seu coração.

Perdoar o ofensor é perdoar a si mesmo, visto que ao liberar o perdão, a graça e o amor de Deus curam o seu coração, e desta forma você vai viver em paz.      

Todavia sei que não é fácil perdoar o cônjuge pelas traições, ou aquele parente com o qual você discutiu, ou o seu vizinho com quem você rompeu a amizade. Tudo isso acontece pelo fato das nossas relações interpessoais serem complexas.  Alias são estas relações conturbadas que nos fazem sofrer, pois elas abrem as feridas profundas dentro do nosso peito. 

Existem pessoas que infelizmente vão morrer com a ferida aberta, por serem incapazes de perdoar, de passar por cima do seu ego, e de chegar até a pessoa ferida e pedir perdão.    


 Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário